Uma supernova é um evento astronômico extraordinário e espetacular no qual uma estrela explode violentamente, liberando uma quantidade incrível de energia em um curto período de tempo, estamos falando de um efêmero instante de beleza em consequência ao fim de um ciclo. Durante uma supernova, a estrela brilha intensamente, muitas vezes ultrapassando o brilho de uma galáxia inteira, esse fenômeno é uma das formas mais poderosas e dramáticas de transformação que ocorrem no universo, também é algo bastante poético... se a gente parar pra pensar, muitas situações fazem com que nos comportemos como uma supernova, quase sempre quando não temos nenhum controle sobre a situação.
O filme de hoje fala exatamente sobre isso, inclusive o nome dele é SUPERNOVA, também traduzido como MEMÓRIAS DE UM AMOR e está disponível no Prime Video. A trama é centrada num casal de meia idade que embarcam em uma viagem de carro pelo interior da Inglaterra recordando uma fase memorável da vida deles. O relacionamento dos dois é testado pela presença de uma doença devastadora: um deles foi diagnosticado com demência precoce; a jornada portanto é uma oportunidade de se reconectarem e aproveitarem intensamente os últimos momentos de reciprocidade do amor, já que a demência está “explodindo” com as lembranças de um deles.
O título "Supernova" é uma metáfora eficaz para a abordagem do filme à vida, à mortalidade e às relações humanas. Quando o núcleo de uma estrela não consegue mais sustentar a pressão interna devido à exaustão de seu combustível nuclear, ele começa a colapsar sob sua própria gravidade; e é isso que acontece com o casal; o amor é tão grande, que o homem doente não quer que seu amado sofra, portanto sabota o relacionamento para que ele não seja apenas um fragmento de beleza em meio a destruição que irá causar quando perder totalmente a memória e a cognição.
Essa é uma obra que fala sobre um amor maior do que uma galáxia inteira, e sobre a necessidade de nos conformarmos que fenômenos como esses, o amor, não duram para sempre, mas para sempre estarão em nossas memórias. É lindo, delicado e traz reflexões poderosas sobre amor e posse.
留言