top of page

A pluralidade humana

Na mitologia grega, Hermafrodito era filho de Hermes e Afrodite e seu nome era uma homenagem aos pais, já que ele seria criado longe, por ninfas da floresta no Monte Ida, uma montanha sagrada. Quando atingiu quinze anos, Hermafrodito foi conhecer o mundo além da montanha, e num certo lago encontrou Salmacis, uma ninfa sereia, que ficou enfeitiçada pela beleza de Hermafrodito, mas ele não demonstrou nenhum interesse; não aceitando o fora que levou, Salmacis o agarrou a força e pediu aos deuses que nunca os separassem. Os deuses atenderam o pedido; Hermafrodito e Salmacis tornaram-se uma só pessoa, fundidos com características de ambos, masculino e feminino, formando então um ser incompreendido pelos outros. Hermafrodito enfurecido com o ocorrido, retrucou, e pediu aos deuses que qualquer pessoa que se banhasse naquele lago, tivesse o mesmo destino dele. Desejo concedido.


É com esse mito que introduzo uma série incrível, trata-se de PRISMA, disponível no Prime Video. A trama conta a história de dois irmãos gêmeos, os adolescentes Marco e Andrea, e explora as relações e identidades dos dois, que apesar de fisicamente idênticos, levam a vida de maneiras muito diferentes. Enquanto Marco parece ser o foco da série por conta da sua timidez e comportamento até antissocial, Andrea vai roubando a cena com uma delicada construção de sua sexualidade, algo que surpreende, já que nos é apresentado um garoto popular e bem relacionado, no entanto ele tem um segredo, ama se vestir como mulher.


Nada dito até aqui é spoiler, já que a série inteira se dedica em construir o desenvolvimento dessa consciência de sexualidade, caminhando por várias possibilidades e experiências necessárias para que uma pessoa possa conhecer quem realmente ela é.


A obra italiana conta com uma trilha sonora impecável, mas o cuidado está em todos os detalhes, inclusive nos outros personagens que possibilitam que a história principal seja contada com toda riqueza de detalhes e naturalidade.


Prisma é uma série forte, que fala sobre autoconhecimento, respeito, família e principalmente sobre não existirem regras para o coração bater mais forte por alguém. Ansioso pela segunda temporada!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page