A ideia de construção social significa que a ação dos seres humanos em sociedade produz conteúdos novos. Esses conteúdos, por sua vez, são o que entendemos por cultura: uma série de padrões socialmente estabelecidos a partir de comportamentos, costumes e crenças criadas por nós mesmos em nossas relações diárias, que com sua padronização resultam nas normas em que estamos inseridos; mas, isso não significa ser certo ou errado, significa apenas que uma vertente ideológica se colocou como soberana, impactando na liberdade e felicidade de todos os demais que não se enquadram na cultura criada. Infelizmente, é nessa parcela, comumente chamada de ‘minoria’, que as histórias mais devastadoras e tristes acontecem.
A série COMPANHEIROS DE VIAGEM, disponível na Paramount+, fala exatamente das consequências da cultura homofóbica na vida dos homens gays. A obra é uma narrativa sobre o que significa passar uma vida inteira com alguém e ao mesmo tempo totalmente separado dela; é uma história de amor arrebatadora que se estende por três décadas entre Hawk, um homem acima de qualquer suspeita, o famoso discreto no sigilo, e Tim, um rapaz sensível e com gana de mudar o mundo. A química entre os dois abre as portas para um amor desmedido que transcende a explicação humana.
Ambientada num período de caça aos homossexuais pelo governo americano e a explosão da epidemia da AIDS, a série evidencia todas as normas que inviabilizam e invisibilizam as relações homossexuais. Neste contexto, o que resta para a maioria dos homens gays é viver às sombras, sem ter chance de sentir por completo suas histórias de amor, tão menos a possibilidade de vislumbrar finais felizes.
A construção do relacionamento entre Hawk e Tim, o segundo carinhosamente chamado de Skippy, passa por várias etapas de solidificação do amor. Eles estão o tempo todo moldando um ao outro, transformando cada um em versões melhores de si próprios, seja pelo bem ou pelo mal.
A produção conta com cenas extasiantes de sexo e declarações de amor fervorosas, apresentando memórias da vida desses homens que nos faz pensar que poucos têm a sorte de encontrar suas verdadeiras almas gêmeas nessa vida...e eles tiveram.
Comments