Até pouco tempo atrás basicamente todos os lugares do mundo abominavam a homossexualidade, um crime em muitos países e em vários deles com sentença de morte. Nessa mesma época as mulheres eram tratadas como propriedade dos homens; um mundo dominado pelo patriarcado, pelo machismo e pela repressão dos desejos; um câncer que consumiu várias gerações de vidas, homens e mulheres fadados à mediocridade, marginalizados... vendo escorrer entre os dedos as chances de serem felizes.
Não é por acaso que as histórias de época sobre homens gays são sempre tristes e dramáticas, e não seria diferente em MY POLICEMAN, filme disponível no Prime Video. A trama que se passa nos anos 50 conta a história de Tom, um Policial que chama a atenção de um homem e de uma mulher quase que simultaneamente; o ‘objeto’ de desejo de duas pessoas que também tinham seus próprios dramas e conflitos, e que encontraram em Tom alguma motivação para seguir em frente. Eis que um estranho triângulo amoroso se configura, mas a mulher seria enganada pelo policial e seu amado, não por maldade, mas por instinto de sobrevivência, e com esse mesmo instinto, a jovem moça acabaria abrindo uma verdadeira caixa de pandora na vida dos três.
Esse é um filme que fala sobretudo de pessoas que queriam ser felizes, cada um a sua maneira, mas que tinham uma grande carga de preconceitos e medos inerentes da época, carga essa que dificultava a resolução de coisas simples, como por exemplo assumir seus desejos e viver por completo um grande amor, ou por que não um poliamor.
Apesar do filme girar em torno de um homem que descobre sua homossexualidade ao mesmo tempo que está inserido em uma instituição que combate essa orientação sexual, o grande triunfo dessa história é conseguir mostrar as consequências que esses amores interrompidos podem gerar ao logo de toda a vida, além da dificuldade de viver com uma ferida que nunca fecha.
Apesar da ausência de uma história realmente feliz, o filme nos faz refletir sobre responsabilidade afetiva e como a sinceridade, que a princípio pode parecer dolorosa, é na verdade a melhor forma de resolver as coisas a longo prazo. Apesar de triste, essa é uma linda história de amor.
Comments