Despretensiosamente comecei escrever em janeiro de 2023 sobre os sentimentos que eu observava nos filmes com temática gay, de lá pra cá foram mais de 60 resenhas, mais de 60 títulos de filmes e séries que eu assisti, alguns mais de uma vez. Hoje, quase rompendo o ano, trago a última resenha desse ciclo, e de certa forma ela é um retrato da minha própria vida, me transportando ao tempo em que tudo que eu queria era ir pra bem longe da minha cidade natal, família e amigos, um lugar onde eu pudesse parar de atuar e ser simplesmente quem eu era, sem esconder minha essência por medo de desagradar ou decepcionar as pessoas, permitindo que as novas pessoas que eu encontraria no futuro tivessem acesso ao meu verdadeiro eu. Fiz isso.
O filme de hoje fala exatamente dessa fuga para encontrar a liberdade, chama-se PRAIA DO FUTURO, uma produção nacional com Wagner Moura e Jesuíta Barbosa, disponível no TELECINE. A trama conta a história de Donato, um salva-vidas na famosa Praia do Futuro em fortaleza que num dia de trabalho perde, pela primeira vez, uma vida para o mar; mas acaba salvando a vida de um homem que posteriormente seria também sua própria salvação, trata-se de Konrad, um alemão que, após a morte do amigo, acaba iniciando um relacionamento com o salva-vidas e o convida para morar na Alemanha, mas esqueçam todo esse relacionamento, o filme não é sobre isso.
Donato tinha um irmão mais novo com quem mantinha uma relação carinhosa, ele era como um herói pro caçula, mas, o medo de decepcionar acaba sempre facilitando que a decepção aconteça. Ao se mudar para a Alemanha com Konrad, Donato deixa para trás sua vida anterior, e com ela todas as pessoas, incluindo seu irmão; mas não pensem que isso é uma escolha fácil, é apenas o medo de encarar a realidade e assumir que não se é tão corajoso quanto parece.
Se tem uma coisa certa nessa vida, é que toda ação gera uma reação; a gente pode não gostar do preço a ser pago, mas vamos sempre lidar com as consequências das nossas escolhas, e no fundo existe um lado bom nisso tudo; enquanto houver vida haverá tempo para mudar o futuro e fazer dele um lugar melhor para se viver o presente...finalmente em paz com o seu passado.
Comentários