top of page

O sustento do amor

Confesso que sexo com camisinha não é a coisa que eu mais amo na vida, porém sou parte de uma geração que cresceu com o fantasma da AIDS, e o pior, sempre atrelado à homossexualidade. O resultado dessa equação foram momentos de desespero nas poucas vezes que, por livre e espontânea vontade, me descuidei. A proteção é sim fundamental para prevenção de diversas doenças, mas o marketing feito por anos sobre a AIDS parece estar nas entranhas do homem gay, e qualquer deslize parece uma sentença de morte, algo muito agravado pela ansiedade. Mas se hoje, 40 anos após a grande epidemia, o assunto ainda assusta, imagine nos anos 80.


É sobre isso que fala o filme HOLDING THE MAN, disponível no YouTube. A trama mergulha nas complexidades desses tempos turbulentos e nas experiências de dois homens, Timothy e John, que enfrentaram o pior da epidemia da AIDS. À medida que assistimos à história de amor se desenrolar, somos lembrados de como o medo da doença afetou a vida de tantos. O vírus criou uma sombra sobre a intimidade, levando a uma hipersexualização da comunidade LGBT+ e a uma série de equívocos sobre a sexualidade dos homens que se relacionam com outros homens, sendo chamada até de “Peste Gay”.


O medo da AIDS, em muitos aspectos, construiu uma narrativa errônea sobre os homossexuais, moldando uma imagem de promiscuidade e irresponsabilidade sexual. Essa visão distorcida reforçada pelo conservadorismo marginalizou toda uma comunidade, fazendo com que inúmeras histórias tenham terminado brutalmente sem nenhum tipo de apoio, sequer da família. No entanto, "Holding the Man" oferece uma visão diferente, ele nos lembra do amor. A doença naquele momento foi uma fatalidade, mas nada disso foi capaz de apagar a força da conexão e a intimidade entre dois homens que realmente se amavam.


O filme, baseado em fatos reais, acaba se perdendo em alguns momentos, mas nada que impeça a percepção da beleza de sua história. Ele é uma espécie de reparação pelo tempo em que aquele sentimento não podia ser pleno, e mesmo sem um final feliz, HOLDING THE MAN tem uma mensagem clara para passar, ele fala sobre não desistir do amor, e isso é fundamental nos dias de hoje. Amem e cuidem-se!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page