Quantos amores já foram engolidos a seco? Quantas histórias deixaram de ser vividas? Quantos melhores amigos se distanciaram ao descobrirem que se amavam? Quantas vidas infelizes foram construídas baseadas em mentiras? Quantas outras histórias precisarão ser ocultadas até que possamos simplesmente experimentar nossos desejos sem medo e sem pudor? Eu passei por isso e tenho certeza de que vários de vocês também, eu já perdi um melhor amigo e primeiro amor por conta do preconceito num tempo em que eu nem sabia o que isso significava. Não é justo, não é saudável, não é humano.
Eu simplesmente sou apaixonado por um filme que fala justamente sobre isso, o nome é ESTEROS, e está disponível no @Looke. Existe uma certa semelhança com o filme HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO já apresentado aqui, o que os tornam parecidos é a calma como é contado, sem grandes dramas, apenas um belo retrato de uma determinada realidade.
A obra conta a história de dois melhores amigos, Matias e Jeronimo, dois garotos começando a descobrir a vida, inocentes, curiosos, livres...uma liberdade que fica ainda mais em evidência por conta do cenário rural, o melhor lugar para as crianças descobrirem o mundo e principalmente se descobrirem no mundo. Nessa jornada eles começam a descobrir também um ao outro e todas as possibilidades que surgem com isso, mas antes que esse novo mundo pudesse ser explorado os meninos são separados. Matias se muda de país com os pais e guarda esse sentimento em algum lugar onde não possa ser acessado, com certeza por conta do evidente machismo do pai. Jeronimo, por sua vez, com pais muito mais amorosos acaba descobrindo sua essência e tornando-se um homem gay, sem nunca se esquecer do primeiro amor; até que um dia, já adultos, o acaso promove um inesperado reencontro.
O filme o tempo todo brinca com o presente e o passado, nos revelando aos poucos a construção desse amor na infância, ao mesmo tempo em que ele vai ressurgindo na fase adulta; e para os que sempre me perguntam sobre finais felizes, podem assistir ESTEROS sem medo. A única intenção desse filme é nos deixar acolhidos e confortáveis, nos ensinando a nunca desperdiçar uma segunda chance na vida. 🥰
Comments