Todo mundo tem seus segredos, algo que não gostaria de ver exposto para qualquer um; é extremamente saudável e natural ter uns segredinhos, porém, manter em sigilo algo que você na realidade gostaria que fosse público não faz sentido tampouco faz bem pra saúde mental. Um segredo que te faz mal é sinal de que essa é uma carga que você não deveria carregar sozinho, mas mesmo sabendo disso, todos os dias milhares de gays acordam e vivem com o fardo do mistério mais inútil da humanidade: ocultar sua própria sexualidade.
É sobre isso que fala um dos meus filmes queridinhos - LOVE, SIMON – disponível no StarPlus. O filme baseado no livro de mesmo nome é a perfeita produção tipicamente adolescente, podem esperar todos os clichês que enchem nosso coração de alegria, aliás, é importante dizer isso, porque venho percebendo que muitos gays têm medo de filmes LGBTs, por conta do histórico de finais tristes ou trágicos; mas os tempos mudaram!
A trama conta a história de um adolescente que mantinha sua sexualidade em segredo por conta de medos estruturais, como por exemplo a aceitação da família e os estereótipos homossexuais, a propósito é bom lembrar que NÃO EXISTE APENAS UM JEITO DE SER GAY, e ser gay nunca substituirá ou mudará sua essência. Por conta desse medo, Simon acaba assumindo um comportamento defensivo e egoísta (falei disso no filme Contra Corrente), e na tentativa de proteger seu segredo a qualquer custo, acaba impactando na vida de seus melhores amigos.
A principal narrativa do filme é em torno de uma paixão virtual que Simon constrói com outro personagem Gay através de e-mails, mas que só vamos conhecer no final. Aliás, é por conta de chantagens com esses e-mails que Simon perde o controle da situação e se vê acuado. Na cena mais emblemática (e hilária) do filme, ele se questiona sobre por que apenas os gays têm que sair do armário? Todos deveriam ter seu momento de sair, seja hétero ou gay.
Falando em sair do armário, a construção do filme nos leva ao momento mais esperado da trama, a descoberta de quem seria o amor virtual do Simon, uma surpresa que vivenciamos junto com o personagem principal. Esse é realmente um filme que vale a pena assistir!🥰
Comentários