top of page

Naturalidade das narrativas

Há quase 15 anos quando o Gay por Acaso foi fundado no formato blog, o objetivo era justamente falar da homossexualidade sem muitos alardes, bandeiras e tabus, a parte do nome POR ACASO é justamente para tirar a importância da palavra GAY, deixando isso como um mero detalhe, exatamente como deveria ser. Com o tempo fui percebendo que a sociedade não estava preparada para lidar com isso apenas como detalhe e ainda estávamos longe da naturalização dos diversos tipos de sexualidade, inclusive não existem muitas narrativas que tratam a sexualidade como mera coadjuvante, o tema sempre tende virar protagonista, principalmente quando se trata da homossexualidade, mas os tempos estão mudando!


Na animação NIMONA, novo filme da @netflixbrasil, temos um belo exemplar de conteúdo onde a homossexualidade é apresentada em um protagonista sem que isso vire o centro da história. A trama já começa com uma sutil demonstração de amor entre Lorde Ballister e seu namorado, um herói descendente de uma linhagem importante de protetores do Reino, e Ballister iria fazer parte desse mesmo grupo também, mas é vítima de uma terrível armação que gera uma reação imediata destruindo seu namoro e o transformando num grande vilão.


Na tentativa de se esconder e se proteger dos soldados que até outra hora eram seus colegas, Balli conhece Nimona, uma garotinha que faz de tudo para virar parceira do que ela achava ser um grande vilão, afinal, ela própria se sentia marginalizada por conta de seus poderes, e por isso fazia sentido se unir com o homem mais procurado de todo Reino, o que ela não entendia era o porquê de Balli não querer se vingar do homem que aparentemente havia feito um grande mal pra ele; é ai que mora uma das grandes lições desse filme: A gente não consegue entender o que a gente não conhece. Mas o filme vai além, e nos faz refletir sobre um ponto ainda mais importante: Nem tudo que a gente conhece é necessariamente uma verdade.


O estímulo ao senso crítico é a grande pérola dessa produção que mostra que as diferenças são apenas diferenças, e que o amor é a melhor ponte para reduzir as distâncias entre as pessoas e todos os seres que estão apenas dividindo o mesmo planeta. 🥰

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page