top of page

Quando você descobriu?

Não sei exatamente como andam as coisas hoje em dia, mas eu cresci numa sociedade em que era comum as seguintes expressões: “Vira homem. / Isso é coisa de mulherzinha. / Homem não chora. / Arruma essa mão. / Isso é coisa de bichinha. / Rosa é pra menina. / E as namoradinhas?”. Quando você cresce ouvindo tudo isso de todos os lugares, e ao mesmo tempo percebe que você adora rosa, não tem namoradinhas e nem quer, prefere as coisas de mulherzinhas, vive chorando...bom não precisa de muito mais pra começar se perceber como alguém que não atende as expectativas, até que em algum momento vem o grande estalo: Será que eu sou GAY?! Você se lembra desse momento na sua vida?


É sobre isso o documentário: WHEN I KNEW, traduzido literalmente para QUANDO EU DESCOBRI; disponível na HBO. A produção fala sobre o implacável momento em que nos percebemos gays. Recheado de relatos reais de homens e mulheres, o documentário se aproveita do distanciamento temporal para que as histórias tenham um ar mais leve, olhando para o passado com uma perspectiva mais divertida das situações vividas.


Confesso pra vocês que eu não me recordo do exato momento em que me percebi gay, mas eu me recordo claramente do momento onde já me expressava de maneira homossexual, porém sem ter noção disso. Comigo isso foi bem cedo inclusive, eu tinha por volta de 4...5 anos de idade. Mas talvez a noção de que talvez eu fosse gay tenha acontecido mais tarde, com 7...8 anos, quando eu já entendia melhor o significado de todas as expressões relembradas no início desse texto; mas é óbvio que eu negava essa verdade, e não queria de jeito nenhum ser gay.


Apesar do toque divertido, o documentário tem muitos depoimentos comoventes, afinal, se trancar no armário e perder boa parte da vida atuando em um personagem está mais pra drama do que comédia. A propósito, esse é um ponto em comum na maioria dos casos, os indícios são percebidos cedo, mas vivemos anos e anos sufocando essa verdade dentro da gente.


Pra quem não tem muita paciência para conteúdos longos, ou quer diversificar com algo mais rapidinho, o documentário tem apenas 35 minutos, e com certeza ter fará refletir: Quando foi que você descobriu? 🧐

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page